Especialidade
A Ayurveda surgiu como uma filosofia médica oriental na Índia há milhares de anos, com práticas focadas no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito; entendendo que cada ser é único e conta com um código energético exclusivo e original seu.
Algumas situações podem ser responsáveis por diminuir a fluidez dessa energia, gerando o desequilíbrio energético e o acúmulo de toxinas no corpo – desencadeando assim problemas de saúde.
Por isso é essencial que cada organismo encontre seu equilíbrio energético e restabeleça a harmonia do seu corpo, para atingir o bem estar e saúde em geral.
A medicina Ayurvédica, como um exemplo da medicina integrativa, enxerga o ser inteiro e humanizado para além de seus sintomas; além da conexão entre nós e o que nos rodeia.
Nessa prática, os elementos (terra, ar, fogo, água e éter) fazem parte de tudo que somos – em diferentes proporções, dos nossos sentidos, do organismo, da natureza e do universo.
A combinação dos elementos formam os doshas, biotipos formados por uma combinação de dois elementos, associados aos princípios de movimento, metabolismo e estrutura.
Para os tratamentos, além de entender as subjetividades de cada paciente, o médico ayurvédico trabalha com mudanças de hábitos, principalmente alimentares.
O Ayurveda é para qualquer pessoa que quer se conhecer melhor, que procura entender como funciona seu corpo, seus órgãos dos sentidos, sua mente e a si mesma